Se ame, se toque

Free Free lança campanha de Outubro Rosa com Luísa Sonza, Bárbara Britto, Samile Bermannelli, Isa Meirelles, Rayane Souza, Mônica Alcântara e Yasmine Sterea

Vivenciamos o mundo através do nosso corpo e é fundamental cuidar dele. Para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Free Free lançou no dia 30 de outubro um vídeo-manifesto com a cantora Luísa Sonza, a atriz Bárbara Britto, a modelo Samile Bermannelli, a ativista e criadora de conteúdo Isa Meirelles, a colunista Rayane Souza e a personal trainer e palestrante Mônica Alcântara. “Nossa missão é ajudar mulheres em todos os aspectos de suas vidas. A saúde é um deles. Nosso corpo é sagrado, é nosso lar. E precisamos cuidar dele com todo amor e respeito. Se amem. Se cuidem. Se expressem. Se toquem”, é o que diz Yasmine Sterea, fundadora do Free Free.

Confira o vídeo aqui:

Segundo o Inca, estima-se que no Brasil 66.280 mulheres desenvolverão o câncer de mama a cada ano, entre 2020 e 2022. Não há uma única causa da doença e diversos fatores estão relacionados a sua ocorrência. O risco aumenta a partir dos 50 anos.

O câncer de mama foi a principal causa de morte de mulheres pacientes oncológicas em 2018, com 17.572 óbitos. Toda mulher com 40 anos ou mais deve realizar o exame clínico das mamas anualmente, que também é recomendado para mulheres a partir dos 20 anos com histórico familiar da doença. Toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer ao menos uma mamografia a cada dois anos.  A Fiocruz avalia que quando descoberta no início, a doença tem 95% de chance de cura.

E para as pacientes já diagnosticadas, além de fazer o tratamento recomendado, é muito importante cuidar da saúde emocional. Não é fácil, já que o caminho para a recuperação pode afetar diretamente a nossa aparência, com a mastectomia e queda de cabelo, e humor, com depressão e indisposição. Mas é preciso ter em mente que somos mais fortes do que imaginamos e que os maus momentos vão passar. Ter um câncer não é uma sentença de futuro definitiva. Por isso se cuide, aceite as mudanças pelas quais seu corpo vai passar e saiba que quando antes você enfrentar a parte mais difícil, maior a chance de voltar mais rápido a ser você mesma, com mais uma vitória na sua história.