Hoje, queríamos abrir um diálogo com você, nossa querida leitora. O que te move? O que te fez levantar hoje?
A motivação é tudo aquilo que te faz continuar, que te faz querer seguir. Seja uma meta, seja a sua fé, seja o amor por alguém, seja você mesma. Qual é a sua motivação?
Nós somos motivados, principalmente, pela busca do bem-estar e do prazer, o que explica a satisfação e a procura pela felicidade serem buscas constantes em diversas culturas diferentes, é uma questão mais instintiva.
Segundo a psicologia, as nossas motivações podem ser explicadas sob duas óticas: impulso e atração.
> As motivações guiadas pelo impulso são regidas pelos nossos instintos e pulsões. Neste âmbito, as decisões são tomadas com base em fatores externos.
> A motivação por atração corresponde aos estímulos internos que cada pessoa vê em determinada situação. Deste modo, um objetivo pode ser desejado por um indivíduo, enquanto, que para outro, o mesmo é indiferente.
Assim, os fatores de atração variam de acordo com as expectativas de cada um de nós em relação à vida como um todo. A motivação de um não pode ser a mesma motivação de outro, ou pelo menos não têm o mesmo peso, ou o mesmo significado.
Aqui, queremos propor um exercício: vamos estipular novas metas para ser a nossa motivação desse ano?
Eu sei, tudo anda muito incerto, mas busque no seu mundo metas que você consiga cumprir a curto prazo, como ler 3 livros ao longo do mês, ou não comer carne uma vez por semana durante 4 semanas.
Comece aos poucos e depois me diz o que achou?
Para se aprofundar um pouco mais…
Leia:
1. Motivação, uma necessidade intrínseca ao ser humano, por Sofia Andrade
2. Tipos de motivação na psicologia, por Tiago Azevedo
Assista:
1. A surpreendente ciência da motivação, por Dan Pink no TedTalks
Ouça a nossa playlist motivadora no Spotify: Motive-se como uma garota