Free Free + CUFA promovem festival

Evento online ocorreu no dia 15 de abril para apoiar a iniciativa “Mães da Favela”

O Instituto Free Free, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), realiza um festival online no dia 15 de abril para apoiar a iniciativa social “Mães da Favela”, que destinará doações para mães moradoras de comunidades fortemente atingidas pelos reflexos do Coronavírus (Covid-19). Mulheres influentes do mercado artístico, empresarial e judiciário do Brasil irão compartilhar experiências e conhecimentos em vídeos de 45 minutos, promovendo capacitações e resgate da autoestima a mulheres.

A partir das 15h45, Carol Sandler, Cleo, Dra. Valéria Scarance, Fiorella Mattheis, Nina Silva, Samantha Almeida e Sophia Abrahão abordarão temas como Direito das Mulheres, Finanças, Empreendedorismo, Culinária, Diversidade e Beleza. Durante o festival, será disponibilizado um link para doações, que serão destinadas à 20 mil mulheres em 20 estados brasileiros.

Com a crise do novo coronavírus, o Free Free tem realizado uma série de ações para auxiliar mulheres e suas famílias. Uma delas foi a parceria com o Ministério Público de São Paulo e a PepsiCo para doar mais de mil cestas básicas para mulheres que são chefes de família e foram atingidas pela pandemia, seja pela perda de seus empregos ou pela dificuldade em encontrar produtos.  Com a Riachuelo, foi criado o projeto “(Re)começos”, uma forma de auxiliar para que mulheres em situação de vulnerabilidade possam ter um novo começo durante e após a pandemia, a partir da doação de tecidos para upcycling e confecção de máscaras.

Ao longo da quarentena também foi criado o Círculo Free Free, com rodas de conversa online temáticas para manter a proximidade entre as pessoas neste período de grande impacto para a saúde emocional. “O momento pede cuidado e solidariedade. Esperamos que com o festival online possamos ajudar as mulheres que estão sendo mais impactadas com toda essa crise. As lives vão oferecer conteúdos importantes para todos e as doações podem ser feitas a partir de R$ 10. Juntos podemos fazer muito mais”, afirma Yasmine McDougall Sterea, fundadora do Free Free.

As lives serão transmitidas no Instagram e no YouTube do Free Free. “Temos milhões de mulheres que estão desamparadas por todo o Brasil, sem condições de colocar dinheiro em casa por conta do isolamento. Faremos o máximo possível para atenuarmos as suas dificuldades tendo em vista que 50% dos lares são chefiados por mães”, conta Celso Athayde, fundador da CUFA.

Programação:

15h45 – Fundo solidário destinado às mães da favela durante a crise da Covid-19, com Dinora, da CUFA

16h30 – Direito da Mulher, com Dra. Valéria Scarance, promotora de Justiça especializada em Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher

17h15 – Como fazer máscara caseira para momento de autoamor, com Fiorella Mattheis, atriz, modelo e apresentadora

18h – Dicas de como ser multitarefa em um mundo cada vez mais múltiplo, com Cleo, atriz e cantora

18h45 – Como organizar suas finanças para abrir um negócio, com Carol Sandler, fundadora da plataforma online Finanças Femininas e da TV Carol Sandler

19h30 – Como empreender no mundo digital, com Nina Silva, sócia fundadora do Movimento Black Money e uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo

20h15 – Importância da diversidade para a publicidade, com Samantha Almeida, head de Conteúdo da Ogilvy

21h – Cozinha afetiva, com Sophia Abrahão, atriz, cantora e apresentadora

Sobre o Free Free

O Free Free é uma plataforma multidisciplinar e instituto, criados pela diretora criativa Yasmine McDougall Sterea, que atuam por um mundo onde meninas e mulheres possam alcançar a liberdade física, a saúde emocional e a independência financeira. Esse caminho é criado pelo Método Free Free, baseado em ciclos de desenvolvimento que despertam a potência criativa de cada mulher através da moda, promovendo capacitações profissionais e o resgate da autoestima. De forma geral, mais de 5 mil pessoas já foram impactadas por palestras, workshops e ações sociais do Free Free. Mais de 100 mil pessoas foram impactadas pelo projeto direta ou indiretamente. Com o MPSP, que encaminha mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional para os workshops do Free Free, foram realizadas as campanhas #EUDECIDO, que tem como foco promover a liberdade da mulher a partir do momento em que ela toma suas próprias decisões e #A_GENTE, que convida homens e mulheres a lutarem contra a violência e desigualdade de gênero. Com essas ações, especialmente a campanha #A_GENTE, no final de 2019 a presidente do Free Free, Yasmine McDougall Sterea, foi nomeada uma das 19 mulheres do ano pela Universa do UOL.

Sobre a CUFA

A Central Única das Favelas (CUFA) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente que há 20 anos promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, com oficinas de grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros projetos sociais. Através de parcerias, apoios e patrocínios, a CUFA forma e informa os cidadãos do Rio de Janeiro e dos outros 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de países como Bolívia, Alemanha, Chile, Hungria, Itália e Estados Unidos. A equipe CUFA é composta, em grande parte, por jovens formados nas oficinas de capacitação e profissionalização das bases da instituição e oriundos das camadas menos favorecidas da sociedade, em sua maioria, moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade. Entre as ações da CUFA estão a Taça das Favelas,  competição de futebol de campo entre 90 seleções compostas por moradores de favelas, e a Maria-Maria, onde as Marias são mulheres da CUFA nos estados, negras ou não, que, além de constituírem um projeto coletivo e democrático dentro da instituição, tentam organizar o discurso das mulheres das periferias, sobretudo as jovens, para que elas possam se estimular e participar dos processos políticos de decisão e ocupação de espaço.