A_Gente se une pelo fim do racismo

“Me ensinaram a alisar o cabelo, a me embranquecer e a ter medo. Vivi e vivo com medo”

“Me ensinaram a alisar o cabelo, a me embranquecer e a ter medo. Vivi e vivo com medo. Medo de que meus filhos sofram o que sofri, de ser injustamente acusada em um shopping ou no meu emprego.”

O racismo está presente no nosso cotidiano. Para ter um mundo mais justo e livre, não basta não ser racista. É preciso ser antirracista.

O Free Free em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo lançam o vídeo-manifesto “A_Gente se une pelo fim do racismo”. A campanha conta com a presença de Elza Souza, Kamilah Pimentel, Kelly Baptista, Mirela Lemos, Patrícia Santos, Thelma Assis e Viviana Santiago.
Responsável pelo roteiro do manifesto, a jornalista do Free Free Patrícia Santos fala sobre a importância de mudar a nossa realidade. “A gente normalizou muitos absurdos durante a nossa história. Agora que as pessoas estão questionando tanta coisa é um bom momento para discutirmos o que aconteceu e os lugares que até hoje ocupamos”.

Para Yasmine McDougall Sterea, CEO do Free Free, é fundamental que haja mais igualdade de condições. “Nós buscamos um mundo onde meninas e mulheres negras se sintam representadas e que a cor de sua pele não seja um obstáculo para conquistar seus sonhos pessoais e profissionais”. “No Brasil, mulheres negras sofrem os maiores índices de violência e exclusão social. É preciso reconhecer essas violências diárias, declaradas ou disfarçadas, para se romper com os racismos estrutural e estruturante que lamentavelmente ainda determinam o destino das mulheres negras”, completa a Dra. Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Confira o vídeo-manifesto: